sábado, 6 de abril de 2013

Chico Balanceado

Tenho tentado buscar em minha história receitas que me marcaram. Algumas procuro fazer com frequência, outras ficam meio esquecidas em alguns cantinhos da minha memória... é o caso do Chico Balanceado! Hum, durante essa semana lembrei desse doce de minha infância, de uma época em que era frequente degustar essa iguaria, da qual não conheço a história. Conheço o doce na MINHA história, mas não a história dele próprio! Lembro de quando, aos finais de semana, após o almoço, vinha da cozinha o tal Chico Balanceado! Hum, a galerinha vibrava! Lembro bem da minha felicidade.

E hoje não consegui me conter: assim que ficou pronto logo tratei de tirar um pedaço e o restante do povo aproveitou para provar também! Bem, posso dizer que a receita está aprovadíssima em casa, mas infelizmente a foto foi tirada depois de eu matar minha saudade gustativa! hahahah

Vamos à receita:

Chico Balanceado

Ingredientes:

1 xíc de açúcar + 3 C de açúcar
3 C de água
2 bananas maduras
1/2 litro de leite
2 C leite condensado
1 C de essência de baunilha
2 C de amido de milho
2 gemas
2 claras

Modo de fazer:
Coloque 1/2 xic do açúcar com a água em uma forma refratária e leve ao fogo para caramelar. Dê o tom que mais gostas ao caramelo. Eu prefiro que fique claro, porque depois ainda colocaremos a receita no forno e ele vai escurecer mais um pouquinho. Mele bem o refratário e reserve.
Corte as bananas (no sentido do comprimento ou em rodelas, tanto faz) e as coloque por cima do caramelo, um pedaço ao lado do outro. Reserve.
Leve ao fogo o leite, a 1/2 xícara de açúcar restante, o leite condensado, a baunilha, o amido de milho e as gemas, tudo bem batidinho. Depois de engrossar e ficar no ponto de mingau, coloque tudo por cima do caramelo com bananas e reserve novamente.
Agora bata as claras em neve com as colheres de açúcar restantes. Quando estiver bem firme, coloque por cima do creme. Agora leve ao forno médio até dourar a clara em neve. Deixe esfriar e leva à geladeira. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário